Londres tem uma cafeteria em cada esquina. Seus visitantes devem esperar mais ‘coffee shops’ que aquelas cabines telefônicas vermelhas tradicionais que apreciam nos filmes. Porque é uma cidade fria quase o ano todo, um cafezinho quente e ambiente aquecido acabam sendo um refúgio para londrinos e turistas.

 

Nunca esqueço a reação estupefata que tive quando entrei numa cafeteria em Londres a primeira vez e ouvi a pergunta ‘Can I help you, sir?’ vinda detrás de um balcão. Olhei o cardápio gigante na parede com seus tipos inúmeros de café e, leigo no assunto, não tinha a menor ideia do que pedir. O ‘barista’ (assim são chamados os atendentes) prontamente anotou minha escolha, que fiz como um ‘tiro no escuro’. E foi assim que, aos poucos, fui-me acostumando com os tipos de café, mais pelo sabor que pela explicação técnica.

 

Há muitas maneiras de consumir café: simples e natural (‘plain’), com grânulos de chocolate ou traços de caramelo, quente (‘hot drink’) ou frio (‘cold’, ‘iced’), e até mesmo combinado com sorvete. Nas cafeterias em que estive, entre as quais Costa Coffee, Café Nero, Starbucks Coffee, Pret A Manger e várias outras, fui notando que a essência é algo chamado ‘Espresso’, que é uma dose de café forte. Ele pode ser servido em dose única (‘single shot’) ou dupla (‘double shot’).

 

Uma das derivações do ‘Espresso’ é o ‘Americano’ (uma dose de café forte diluída em água quente colocada em seguida). Outra é o Ristretto (um ‘Espresso’ ainda mais forte, com menos água). O ‘Macchiato’, por sua vez, é uma dose de ‘Espresso’ com leite fervido jorrado sobre ele; por isso ele fica ‘marcado’ (do termo italiano) no topo.

 

Outras variações bastante comuns são o ‘Latte’ (uma dose de ‘Espresso’ misturada em leite fervido e com espuma no topo), ‘Capuccino’ (uma dose de ‘Espresso’ com leite fervido, similar ao ‘Latte’, mas proporcionalmente com menos leite), ‘Mochaccino’ (um ‘Capuccino’ com adição de chocolate), ‘Frapuccino’ (uma especialidade de Starbucks que leva camadas de gelo, café forte, leite com açúcar, xarope e chantilly) e ‘Flat White’ (duas doses de ‘Espresso’ com leite fervido, porém a espuma fica mais integrada no café em vez de estar na camada superficial de espuma). É possível encontrar muitas outras variações de café em cafeterias diferentes e noutros países, mas por enquanto me limito a estas.

 

Não se apavore se um dia topar com um cardápio quase incompreensível. Tenha paciência, respire fundo, e comece a tirar dúvidas para aprender palavras, expressões e culturas.

Publicações Relacionadas

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiadosBruno Peron11 de maio de 2024 Embora seja ousado imaginar que um computador desenvolva e manifeste níveis de inteligência similares à de um ser humano, o progresso do que se conhece por inteligência artificial é notório e onipresente. A...

ler mais
Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperadoBruno Peron7 de abril de 2024 O aprendizado de inglês resulta no manejo habilidoso de um sistema de códigos, instruções e signos. Livros escolares fazem crer, com seu didatismo, que há apenas um (ou poucos) padrões de comunicação. É o caso da...

ler mais
Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagensBruno Peron10 de março de 2024 Desenvolva seu controle emocional na hora de viajar. Há situações diversas e inesperadas que o colocam à prova. Relatarei algumas delas. Uma é chegar ao aeroporto em cima da hora para o seu voo. Não esqueça...

ler mais