A procura pelo inglês para negócios ou ‘business English’ é cada vez maior. Entre muitos aprendizes da língua inglesa, os sinais inquietantes de aprender inglês voltado somente ao ambiente corporativo são explícitos. Eles justificam seu interesse como exigência das empresas transnacionais em que trabalham ou onde desejam estar.

 

O inglês para negócios ensina como negociar, apresentar um projeto, interagir com colegas de trabalho, participar de reuniões, preparar um relatório, responder ‘emails’, elaborar currículos, agendar compromissos. Desenvolve também habilidades para conduzir ligações telefônicas, entrevistas de emprego, recebimento de visita numa empresa, e várias outras atividades rotineiras em uma empresa.

 

Esta é uma modalidade de inglês do cotidiano, entre tantas possíveis. Ela pode ser bem proveitosa a quem trabalha numa empresa transnacional e precisa aprender o inglês mais usado em seu dia-a-dia corporativo. Nesse âmbito de aplicação do inglês, gramática não é o aspecto principal nem precisaria ser. O foco é vocabulário e frases relacionadas ao cotidiano de empresas; exemplifiquei ações no parágrafo anterior.

 

Entretanto, o ponto desfavorável de aprender uma modalidade específica de inglês é que o método de aprendizagem deve estar muito bem sintonizado com a necessidade e a dificuldade do aprendiz ou aluno. Caso contrário, o bombardeio de palavras e frases soltas e desconexas faria um apelo à memorização descontextualizada de conteúdo linguístico. E este seria o tiro no pé por aquele que concentra seu aprendizado em ‘business English’. Há que aprender gradualmente, visualizando imagens, ouvindo diálogos, experimentando situações. Você aprende a palavra ‘meeting’ ao associá-la à reunião que seu chefe promove na empresa todo mês com os funcionários.

 

Li recentemente que boa parte da comunicação em inglês para negócios ocorre fora de países de língua inglesa. Há uma busca incansável pela agilização dos diálogos entre pessoas que facilitem a condução de negócios e promovam oportunidades. Por isso, o interesse é crescente em inglês que instrumentalize e facilite o comércio, os negócios, as finanças e as relações internacionais em ambiente corporativo. Inglês eficiente está no cotidiano. Descubra o seu, aprenda inglês mais rapidamente, torne-se fluente.

Publicações Relacionadas

Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperadoBruno Peron7 de abril de 2024 O aprendizado de inglês resulta no manejo habilidoso de um sistema de códigos, instruções e signos. Livros escolares fazem crer, com seu didatismo, que há apenas um (ou poucos) padrões de comunicação. É o caso da...

ler mais
Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagensBruno Peron10 de março de 2024 Desenvolva seu controle emocional na hora de viajar. Há situações diversas e inesperadas que o colocam à prova. Relatarei algumas delas. Uma é chegar ao aeroporto em cima da hora para o seu voo. Não esqueça...

ler mais
Rechear demais e sem necessidade

Rechear demais e sem necessidade

Rechear demais e sem necessidade (Inglês e Atualidade)Professor Bruno PeronSep 20, 2023, Wednesday Você já deve ter ouvido (e até empregado) "crutch words" ou "fillers": termos como "and", "so", "you know", "well", "like"; advérbios tais como "basically", "actually",...

ler mais