Não são poucos aqueles que buscam algum professor ou alguma escola de inglês que ensine em quatro semanas, em apenas tantas horas ou deixe fluente em seis meses. Hoje em dia se fala de prazo. Essas pessoas têm pressa de aprender inglês. Alguns chegam a dizer que precisam do inglês ‘para ontem’. A maioria se decepciona.

 

Esses aprendizes de última hora encontrarão no mercado todos os tipos de método. E se encantarão por alguns deles. Até que o efeito do feitiço publicitário passe. Aí se darão conta de que terão contribuído com centenas e até milhares de reais, sem que seu inglês tenha alcançado a tal de fluência que havia sido prometida.

 

A pressa de aprender inglês indica que oportunidades de emprego, negócio e viagem aparecem, mas estão mais aptos aqueles que colocaram educação e instrução em posição de prioridade desde cedo. Aprender um segundo idioma – estou em defesa aqui do inglês – é um capital cultural que traz benefícios pessoais e profissionais.

 

Nunca é tarde para aprender inglês. Acompanho alunos com até mesmo mais de sessenta anos de idade, que têm interesse em melhorar seu inglês para viagens internacionais e para entender melhor as novas tecnologias. Eles valorizam a instrução neste idioma global até mesmo quando muitos acreditariam que aprender inglês só tem serventia para jovens que precisam ingressar no mercado de trabalho.

 

A urgência, contudo, de aprender inglês coloca dois problemas: um é de aceitar um desafio (aprender inglês pelo menos em nível intermediário) que daria melhores resultados profissionais; e outro é de ver aquela oportunidade tomada por quem se qualificou melhor. O primeiro é o que motiva muitas pessoas a aceitarem propostas fantasiosas de aprender inglês em tantas horas ou poucos meses. Quase sempre se decepcionam no que se refere a aprender inglês neste prazo, porém algumas vezes conseguem a oportunidade profissional que almejaram. Já a segunda adia a qualificação profissional de quem volta a aprender inglês, mas lhe dá condições para que, quando uma nova oportunidade surgir, tenha um nível de inglês bem melhor.

 

Não se deve perder de vista que aprender inglês leva tempo e disciplina; e obter fluência, muitos anos. Mas você pode melhorar seu nível de inglês cada dia que passa. Não adie sua instrução. Faz tempo que o inglês está batendo em sua porta.

Publicações Relacionadas

Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagensBruno Peron10 de março de 2024 Desenvolva seu controle emocional na hora de viajar. Há situações diversas e inesperadas que o colocam à prova. Relatarei algumas delas. Uma é chegar ao aeroporto em cima da hora para o seu voo. Não esqueça...

ler mais
Rechear demais e sem necessidade

Rechear demais e sem necessidade

Rechear demais e sem necessidade (Inglês e Atualidade)Professor Bruno PeronSep 20, 2023, Wednesday Você já deve ter ouvido (e até empregado) "crutch words" ou "fillers": termos como "and", "so", "you know", "well", "like"; advérbios tais como "basically", "actually",...

ler mais
Origem do GOODBYE

Origem do GOODBYE

Origem do GOODBYE (Inglês e Atualidade)Professor Bruno PeronSep 6, 2023, Wednesday Há maneiras diversas de despedir-se de alguém. Podemos dizer: bye, bye for now, see you, I'm out, take care, see you later, take it easy, keep in touch, entre outras. Uma delas –...

ler mais