Persistência é o caminho para o sucesso! Por que motivação é tão importante no aprendizado do inglês quanto no desempenho de qualquer profissão?

Seres humanos são movidos por objetivos, interesses, desafios e incentivos. Dificilmente alguém faz algo que não seja efeito de alguma motivação, a menos que seja por coerção. Se fizer por obrigação, cedo ou tarde será vítima de desânimo e decepção. A desistência costuma vir logo após o início de uma tarefa desmotivada.

Eu, como professor de inglês, estou ciente de que uma proporção pequena de alunos gosta de inglês, tem prazer ao aprender, ou facilidade com este idioma. Diante deste perfil de aprendizes, os desafios pedagógicos são outros, não motivacionais. A sede de conhecimento e a disposição para alcançar fluência são nítidas em seus olhos.

Entretanto, meu desafio pedagógico maior reside nos alunos que, na primeira aula, afirmam que detestam inglês, que inglês não entra de modo algum, que já tentaram várias vezes e desistiram, ou que estão lá só porque seu emprego exige. Estou-me acostumando a lidar com esse perfil de alunos, despertando-lhes interesse no inglês e tirando proveito das interações pessoais que surgem durante as aulas.

Dessa forma, frases motivacionais e o entendimento da necessidade de cada aluno são bastante proveitosos para ajudá-los a romper suas barreiras próprias de aprendizado. Durante as aulas, tenho sutilmente empregado frases motivacionais para que o conteúdo de inglês seja melhor digerido por eles. E tem dado muito certo!

Motivar alunos durante as aulas é mais um diferencial do Inglês Dedicado no mercado, já que esta prática aumenta perceptivelmente a capacidade de assimilação do conteúdo. Na semana em que escrevo estas linhas, estou reforçando entre os alunos a ideia de “persistência” para alcançar resultados. Assim, vejo que a motivação dobra o ânimo, derruba obstáculos e energiza o aprendizado.

Uma vez que aprender inglês é hoje imprescindível para a comunicação global, a motivação pode ser um recurso para aprender este idioma com deleite.

 

Publicações Relacionadas

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiadosBruno Peron11 de maio de 2024 Embora seja ousado imaginar que um computador desenvolva e manifeste níveis de inteligência similares à de um ser humano, o progresso do que se conhece por inteligência artificial é notório e onipresente. A...

ler mais
Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperadoBruno Peron7 de abril de 2024 O aprendizado de inglês resulta no manejo habilidoso de um sistema de códigos, instruções e signos. Livros escolares fazem crer, com seu didatismo, que há apenas um (ou poucos) padrões de comunicação. É o caso da...

ler mais
Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagensBruno Peron10 de março de 2024 Desenvolva seu controle emocional na hora de viajar. Há situações diversas e inesperadas que o colocam à prova. Relatarei algumas delas. Uma é chegar ao aeroporto em cima da hora para o seu voo. Não esqueça...

ler mais