THE PRESENT PERFECT TENSE

O TEMPO PRESENTE PERFEITO

O tempo verbal Presente Perfeito (“Present Perfect tense”) é um dos quatro tempos verbais no presente (Present Perfect Simple, Present Perfect Continuous, Present Simple e Present Continuous). O tempo verbal Present Perfect tem duas variações: Simple e Continuous. O Present Perfect é um bônus do tempo presente, que já está bem representado pelos aspectos de Present Simple (Presente Simples) e Present Continuous (Presente Contínuo).

Como o próprio nome Present Perfect sugere, ele é um tempo verbal do presente. Seu ponto de referência é o presente e não o passado, mas ele resgata acontecimentos do passado. Tal passado é geralmente recente e não especificado, mas eventualmente pode ser também um passado mais distante ou especificado (onde vemos o uso das preposições ‘for’ e ‘since’).

O Present Perfect conecta o presente com o passado de duas maneiras possíveis: 1) uma ação que começou num momento do passado (que nem sempre é especificado) e continua no presente (“he has been eating all morning”); 2) uma ação que aconteceu num momento não especificado do passado (e que não importa saber quando) e tem um efeito ou resultado no presente (“he has eaten a lot of junk food”).

Não se deve perder de vista que o Present Perfect esteja afixado no presente. Sua estrutura básica é: SUBJECT + HAVE/HAS (auxiliary verb) + PAST PARTICIPLE (main verb). Assim teríamos formas como “I have driven” e “he has driven” em sentenças afirmativas. Nas formas negativas, você inclui o “not” junto com o verbo auxiliar e teríamos “I haven’t driven” e “he hasn’t driven”.

Há usos um pouco variados do Present Perfect. O Present Perfect pode ser empregado, entre outros usos, para tratar de uma ação no passado que tem alguma implicação no presente. Para mostrar alguma mudança ao longo do tempo, ou alguma realização. Para indicar alguma ação contínua no presente que teve início no passado. Seus usos variam, vale notar, por isso aprenda com exemplos.

Nesta publicação, darei exemplos do Present Perfect para descrever experiências. Mas não são quaisquer experiências. Elas devem ter acontecido nalgum momento não especificado do passado (e que não importa saber quando, senão eventualmente caberia o uso do passado simples) e que tenha alguma implicação no presente.

Observe alguns exemplos de usos do Present Perfect que descrevem uma experiência:

+ I have met the company director.
= Eu conheci o diretor da empresa.

+ We have spoken to the manager.
= Nós falamos com o gerente.

+ She has been to Canada.
= Ela já esteve no Canadá.

+ She has traveled the world.
= Ela já viajou pelo mundo.

+ He has never drunk alcohol.
= Ele nunca ingeriu bebida alcoólica.

+ You have climbed that mountain.
= Você escalou aquela montanha.

+ You have won the lottery.
= Você ganhou na loteria.

+ They have learned how to swim.
= Eles aprenderam a nadar.

Navegue pela seção Inglês e Cotidiano. See you next time.
Inglês Dedicado – Prof. Bruno Peron – inglesdedicado.com

Publicações Relacionadas

Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalhoProfessor Bruno PeronApr 24, 2024, Wednesday Não confunda os termos em inglês para amigo ou colega de trabalho, pois existem distinções. Primeiramente, use 'friend' para se referir a um amigo, ou alguém que você gosta e curte estar com a...

ler mais
Significado de WRAP STH UP

Significado de WRAP STH UP

Significado de WRAP STH UPProfessor Bruno PeronApr 17, 2024, Wednesday A expressão 'wrap something up', de uso informal, significa terminar uma atividade com êxito, completar algo como uma tarefa, acertar os detalhes finais de alguma coisa, conduzir algo a uma...

ler mais
Que significa KEEN TO DO SOMETHING

Que significa KEEN TO DO SOMETHING

Que significa KEEN TO DO SOMETHINGProfessor Bruno PeronApr 10, 2024, Wednesday A expressão 'keen to do something' indica que você quer muito fazer algo, ou está muito desejoso de que algo aconteça. Indica um desejo ou interesse forte em alguma coisa. Observe dois...

ler mais