Abordo, nesta ocasião e brevemente, a importância da língua inglesa no que se refere à comunicação global e aos países em que ela é considerada oficial.

 

Há pouca dúvida sobre a relevância e a urgência de aprender inglês, exceto entre aqueles que pressagiam que o mandarim (uma das línguas oficiais da China) tomará a primeira posição. Enquanto falamos de infiltração global, o inglês é hoje o idioma mais importante para comunicação entre os países e no mundo dos negócios.

 

Por isso, quando o idioma inglês não for oficial em algum país, as políticas educacionais quase sempre tratam de colocá-lo no currículo escolar e na pauta do dia.

 

O governo britânico cataloga que os países seguintes possuem o inglês como idioma oficial: Austrália, Belize, Canadá, Estados Unidos da América, Guiana, Irlanda, Jamaica, Nova Zelândia, Reino Unido; e ilhas do Caribe: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Dominica, Granada, São Cristóvão-Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Trindade e Tobago. O número de países é considerável devido à abrangência que o império britânico conquistou após as realizações da Revolução Industrial.

 

Entretanto, os falantes de inglês não se limitam a esses territórios. Há também países em que a maioria de sua população adota o idioma inglês, mas ele não é considerado oficial; ou lugares onde o inglês é oficial, mas não é falado pela maioria de seus habitantes.

 

O mundo tem uma cisão entre investimentos em comunicação global e posturas mais regionalistas. Por um lado, mais da metade dos habitantes dos países da Europa falam inglês, pois seus sistemas educativos lhes oferecem essa ferramenta linguística de interação mundial. Por outro, uma proporção bem pequena de pessoas falam inglês em países como China, Rússia, Colômbia, Brasil, Argentina, Tanzânia e Uganda.

 

Mesmo que outro idioma um dia suplante o inglês em importância global, estaremos preparados para as tendências de comunicação que nos permitam existir no mundo.

Publicações Relacionadas

Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperadoBruno Peron7 de abril de 2024 O aprendizado de inglês resulta no manejo habilidoso de um sistema de códigos, instruções e signos. Livros escolares fazem crer, com seu didatismo, que há apenas um (ou poucos) padrões de comunicação. É o caso da...

ler mais
Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagensBruno Peron10 de março de 2024 Desenvolva seu controle emocional na hora de viajar. Há situações diversas e inesperadas que o colocam à prova. Relatarei algumas delas. Uma é chegar ao aeroporto em cima da hora para o seu voo. Não esqueça...

ler mais
Rechear demais e sem necessidade

Rechear demais e sem necessidade

Rechear demais e sem necessidade (Inglês e Atualidade)Professor Bruno PeronSep 20, 2023, Wednesday Você já deve ter ouvido (e até empregado) "crutch words" ou "fillers": termos como "and", "so", "you know", "well", "like"; advérbios tais como "basically", "actually",...

ler mais