A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS
Bruno Peron

Descrevo em seguida a importância de aprender inglês em alguns pontos que incluem o mundo dos negócios e as viagens internacionais.

Os parágrafos iniciais já serão suficientes para persuadir o leitor da necessidade de investir algum tempo para o aprendizado e a prática do inglês.

* inglês é a língua mais falada no mundo: estima-se que um quinto da população mundial entenda ou fale inglês, 375 milhões tenham o inglês como sua língua nativa, e que mais da metade dos habitantes deste planeta escolheriam o inglês como segundo idioma.

* língua da comunicação internacional: o inglês é tido como a ‘língua franca’ da comunicação global em vários aspectos que veremos em seguida, sobretudo aqueles relacionados aos meios de divulgação de conteúdo e notícias.

* língua mais usada na Internet e nos meios de comunicação: conhecer inglês é acessar um número muito maior de websites, ver mais canais de televisão em sua versão original e comunicar-se com o mundo de forma muito mais eficiente.

* língua da indústria do entretenimento (cinema, TV, música): o cinema de Hollywood, a maior parte dos canais da televisão por assinatura e a música pop internacional comunicam em inglês.

* conhecimentos de inglês trazem melhores oportunidades: portas se abrem para aqueles que detêm conhecimentos de inglês, especialmente em termos culturais, pessoais e profissionais.

* aumenta as chances de obter bom emprego e salário maior: pessoas que ocupam os cargos mais elevados de uma empresa de médio ou grande porte geralmente falam inglês muito bem.

* importância do inglês no currículo: a presença de inglês no currículo chama atenção de recrutadores para vagas de emprego como elemento de destaque educacional, ainda que a vaga não exija a prática do inglês na rotina de trabalho.

* o inglês em entrevistas de emprego: muitas entrevistas de emprego realizam-se hoje em dia por telefone ou pessoalmente em inglês, assim o recrutador ganha tempo para selecionar seus candidatos mais aptos a ocupar alguma vaga.

* você pode melhorar sua posição numa empresa: um dos componentes diferenciadores para ascensão em uma carreira é o inglês, e cedo ou tarde os seus conhecimentos de inglês o colocarão a frente em relação a outros profissionais.

* visibilidade profissional em empresas multinacionais: é bom que você seja a pessoa indicada para recepcionar visitantes estrangeiros em sua empresa ou participar de feiras profissionais em que a comunicação em inglês é essencial.

* inglês é a língua mais importante para os negócios: não só pelo uso abundante de termos em inglês no mundo dos negócios mas também pelo fato de que muitos dos negócios se realizam entre pessoas de países diferentes que se comunicam em inglês.

* reuniões de negócios são conduzidas em inglês: grande parte destas reuniões envolvendo profissionais de empresas multinacionais, ou com interesses em exportação e importação, fazem-se na língua inglesa para incluir a participação de estrangeiros.

* telefonemas, trocas de contatos e emails em inglês: é muito comum que profissionais de empresas multinacionais realizem seus contatos internacionais na língua inglesa, ainda que a outra parte não seja nativa nem de português nem de inglês.

* realizar intercâmbio ou trabalho no exterior: é sempre bom e útil chegar a outro país já carregando alguma bagagem em inglês para que as dificuldades de adaptação e comunicação não sejam tão grandes.

* cursos universitários oferecidos em inglês: aumenta o número de cursos acadêmicos oferecidos em inglês em vários países que não têm o inglês como língua nativa, para que mais estudantes internacionais possam participar destes programas de estudo quer saibam ou não o idioma nativo do país anfitrião.

* idioma favorito em ciência e tecnologia: a maior parte dos avanços científicos e tecnológicos se informam ao mundo através do inglês para que ampla comunidade internacional tenha acesso ao conteúdo.

* língua mais comum em artigos científicos: muitos pesquisadores têm preferido redigir seus artigos científicos em língua inglesa para que estes circulem em periódicos de maior renome e sejam lidos por mais pessoas ao redor do mundo.

* língua mais usada no turismo: o inglês é claramente a língua mais comum quando se trata de visitar um país estrangeiro, ainda que não seja o idioma local, já que muitos guias de turismo instruem em inglês os turistas de vários países.

* usa-se o inglês na aviação internacional: toda a orientação de segurança, decolagem e pouso é transmitida pelo piloto e pelos comissários de bordo na língua nativa do país e em seguida em inglês para certificar-se de que todos os passageiros entendam as informações.

* língua que permite entender outras culturas: muito do que conhecemos de outras culturas, por exemplo as asiáticas e de países com códigos alfabéticos diferentes do nosso, deve-se ao idioma inglês como intermediador.

* língua mais usada na diplomacia: diplomatas relacionam-se e negociam em inglês, assim como os websites de Consulados e Embaixadas oferecem informações também em inglês para seus usuários.

* aprender idiomas melhora criatividade e memória: há estudos que apontam que o aprendizado de uma segunda língua incentiva a criatividade e a memória, enquanto se faz uso intenso das funções cerebrais.

Vimos vários pontos sobre a importância de aprender inglês. Reconhecemos que o inglês não é mais apenas um diferencial, mas uma necessidade.

Aquele que não investir sequer uma hora semanal para aprender inglês deixa de expandir seu conhecimento e se sujeita ao isolamento do mundo.

Publicações Relacionadas

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiadosBruno Peron11 de maio de 2024 Embora seja ousado imaginar que um computador desenvolva e manifeste níveis de inteligência similares à de um ser humano, o progresso do que se conhece por inteligência artificial é notório e onipresente. A...

ler mais
Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperadoBruno Peron7 de abril de 2024 O aprendizado de inglês resulta no manejo habilidoso de um sistema de códigos, instruções e signos. Livros escolares fazem crer, com seu didatismo, que há apenas um (ou poucos) padrões de comunicação. É o caso da...

ler mais
Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagensBruno Peron10 de março de 2024 Desenvolva seu controle emocional na hora de viajar. Há situações diversas e inesperadas que o colocam à prova. Relatarei algumas delas. Uma é chegar ao aeroporto em cima da hora para o seu voo. Não esqueça...

ler mais