AULAS POR VIDEOCONFERÊNCIA
Professor Bruno Peron

Aulas de inglês por videoconferência são a febre do momento, seja por medo de contágio viral ou pela comodidade das tecnologias. Um número considerável de professores já ofereciam suas aulas na modalidade ‘online’ antes de 2020, enquanto outros precisaram adaptar sua infraestrutura e seus métodos.

Fazer cursos de inglês a distância não é uma novidade. O Skype, por exemplo, é uma ferramenta que tem sido usada há muitos anos para encurtar distâncias. Outros programas mais atuais, como o Zoom, oferecem alternativas ágeis e produtivas aos desafios profissionais da videoconferência. Há hoje plataformas bem eficientes na interação entre professor e aluno.

O que torna as aulas por videoconferência tão produtivas quanto as presenciais é o compartilhamento da tela do professor. Digo isso com base no uso frequente de conteúdo audiovisual pelo método Inglês Dedicado. Em aulas a distância, o aluno tem acesso ao mesmo conteúdo projetado em sala de aula, mas o visualiza na tela de seu próprio computador ou smartphone.

Assim cada aluno na modalidade de aulas por videoconferência prepara o seu próprio ambiente de aulas. Tal local costuma ser em sua própria casa ou no ambiente de trabalho. Realizar aulas a distância tem suas vantagens: economia de tempo no transporte, precaução a favor do distanciamento social em tempos de pandemia, proximidade com a vida doméstica, possibilidade de fazer a aula em trânsito por outras cidades, interação com professores que não são do mesmo local. Não sei se haveria muito mais vantagens que estas.

Eu mesmo não paro de investir na qualidade das aulas por videoconferência: microfone semiprofissional, câmera em full HD (altíssima definição), internet via fibra ótica. Outra dificuldade para a qual existe uma solução é como o professor corrige a parte escrita no caderno do aluno. Para isso, é possível digitar (‘type’) em vez de escrever (‘write’) pela janela de bate-papo (‘chat’) do aplicativo. Sinto que todo avanço nesse sentido vem para ficar, e há aulas que só se viabilizam por esses recursos (alunos de outras cidades, ou que não podem ir até a sala de aula, ou que encaixam as aulas entre outros compromissos).

Apesar de as aulas por videoconferência terem vindo para ficar, ainda sou muito favorável às aulas presenciais. Um dos motivos é que a estrutura física de uma sala de aula é especialmente desenhada para o propósito pedagógico: poltronas confortáveis, quadro branco e iluminação adequada são algumas razões. A consultoria presencial em inglês permite ao aluno imergir num universo criado para envolvê-lo no aprendizado do inglês.

O que por vezes interfere na qualidade de um curso a distância são circunstâncias como: oscilação e queda na conexão de internet; problemas técnicos no computador (microfone que não pega) ou no uso do software (atraso no compartilhamento de tela); interferência da vida familiar (por exemplo: cachorro latindo); iluminação precária para a prática do estudo; ambiente desconfortável para as aulas. É muito comum que algo atrapalhe o rendimento de aulas ‘online’, enquanto o professor estrutura bem seu ambiente de trabalho para aulas presenciais.

Por fim, as aulas por videoconferência aproximam o distante, garantem a conveniência e impulsionam o aprendizado da língua inglesa. Escrevo sobre a realização de aulas particulares a distância, um serviço do Inglês Dedicado, já que aulas em grupo não são da minha especialidade e trazem outros desafios. Cada aluno escolhe a modalidade que mais lhe convém (presencial ou por videoconferência) e prepara as condições para melhor aproveitamento de seu curso de inglês. Aprenda a língua inglesa.

Prof. Bruno Peron
Inglês e Atualidade
inglesdedicado.com

Publicações Relacionadas

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtosProfessor Bruno PeronMay 8, 2024, Wednesday Veja cinco exemplos de adjetivos curtos ou de apenas uma sílaba para comparar uma coisa/pessoa com outra, os 'comparative adjectives'. Easy fica easier (em vez de more easy); fast fica faster (em...

ler mais
Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazesProfessor Bruno PeronMay 1, 2024, Wednesday Como se diz, em inglês, fazer as pazes ou reatar com alguém? Para encerrar uma discórdia com alguém, tornar-se amigo de outra pessoa novamente, reconciliar as diferenças ou desavenças, especialmente...

ler mais
Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalhoProfessor Bruno PeronApr 24, 2024, Wednesday Não confunda os termos em inglês para amigo ou colega de trabalho, pois existem distinções. Primeiramente, use 'friend' para se referir a um amigo, ou alguém que você gosta e curte estar com a...

ler mais