CERTIFICADOS PARA QUE?

O mercado de idiomas tem na emissão de certificados mais uma agregação de valor, uma ferramenta de marketing e um produto educacional.

Certificados impressos e carimbados por escolas de inglês, por maior que seja a franquia, são comida para traças e papel para engavetamento.

Mas pessoas interessadas em cursos de idiomas ainda questionam sobre a emissão de certificados de conclusão antes de assinar um contrato para fazer aulas de inglês. A finalidade deste perfil de alunos, pois, não é agregar conhecimentos duradouros mas apenas rechear o currículo.

Desconhecem que o mercado profissional não seleciona pelo certificado, que nunca usarão, mas por entrevistas e avaliações próprias. Empresas têm seu procedimento para selecionar candidatos aptos em inglês. Algumas fazem ligações telefônicas em inglês, outras aplicam testes online.

Muitas escolas de idiomas acabam sendo apenas locais de aplicação de exames internacionais, e usam este fato como recurso de marketing em faixas na fachada ou em redes sociais para promover seus cursos. Porém, não há qualquer interferência nos resultados para alunos que estudam nelas.

Situação muito diferente é a de certificados reconhecidos internacionalmente e exigidos para fins de intercâmbio, pós-graduação e trabalho no exterior. Neste caso, os exames pontuam capacidades do candidato de atender (ou não) a demanda de instituições no exterior.

Os exames mais conhecidos para fins acadêmicos são: TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System) e TOEIC (Test of English for International Communication).

Aprendizes de inglês que requerem certificados devem ter algum objetivo claro para que saibam qual deles atende a sua necessidade, e quanto tempo terá que se preparar para o exame. Certificados com reconhecimento internacional costumam ter validade de dois anos.

É recomendado definir uma meta, ou seja, aonde alguém quer chegar, e traçar um caminho de dedicação ao inglês e um planejamento favorável.

Busque acima de tudo melhorar seus conhecimentos de inglês, aumentar suas habilidades nesta língua e qualificar-se para o mercado de trabalho.

Vídeo referente a este conteúdo:

Publicações Relacionadas

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiadosBruno Peron11 de maio de 2024 Embora seja ousado imaginar que um computador desenvolva e manifeste níveis de inteligência similares à de um ser humano, o progresso do que se conhece por inteligência artificial é notório e onipresente. A...

ler mais
Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperadoBruno Peron7 de abril de 2024 O aprendizado de inglês resulta no manejo habilidoso de um sistema de códigos, instruções e signos. Livros escolares fazem crer, com seu didatismo, que há apenas um (ou poucos) padrões de comunicação. É o caso da...

ler mais
Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagensBruno Peron10 de março de 2024 Desenvolva seu controle emocional na hora de viajar. Há situações diversas e inesperadas que o colocam à prova. Relatarei algumas delas. Uma é chegar ao aeroporto em cima da hora para o seu voo. Não esqueça...

ler mais