INGLÊS AUTODIDATA
Professor Bruno Peron

Os cursos de inglês têm ficado cada vez mais autodidatas. E têm dado a entender que o autodidatismo é parte essencial do aprendizado.

O componente autodidata no aprendizado de inglês já é algo que sempre existiu e sempre foi necessário para aprender um novo idioma. Não basta frequentar uma sala de aula tantas vezes por semana se o aluno for desinteressado e não praticar inglês por conta própria noutros momentos da semana.

Muitos iniciantes no inglês chegam com a pré-concepção de que é preciso fazer tantas horas de aulas por semana para aprender inglês rapidamente. Outros ficam obcecados com cursinhos intensivos de inglês enquanto se deparam com oportunidades valiosas de emprego.

Ouvimos os mitos do aprendizado rápido em cursos intensivos e de métodos revolucionários que vão fazê-lo aprender inglês em tantos meses. Pura balela. Quem quiser aprender inglês terá que incluir o novo idioma em sua rotina definitivamente, com resultados a médio e longo prazo.

Para aprender inglês de forma efetiva, é preciso muita interação no idioma. Há que reconhecer que a maior responsabilidade por aprender é do aluno e não do professor. Não é preciso para isso pagar tantas horas de aulas por semana, mas ter interesse, dedicação e planejamento.

A massificação de cursos de inglês pela internet já era uma tendência antes da pandemia de Covid19. Nestes últimos anos, houve aumento da procura por cursos de inglês que se insiram nos hábitos caseiros das pessoas que querem ganhar tempo no transporte, entre outros motivos.

A oferta de cursos ‘online’ também não para de crescer. Uma parte crescente desses cursos oferecidos pela internet não envolve videoconferência direta com o professor, mas acesso a um pacote de vídeos gravados e exercícios de aprimoramento. Ao observarmos os cursos de inglês oferecidos ‘online’, uma grande parte é autodidata. Professores fazem suas ‘lives’ (transmissões ao vivo) para públicos amplos. Outros gravam vídeos que estarão nos pacotes de aulas que eles oferecem.

Ouço falar de cursos em que você interage com conteúdo único e feito para todos os alunos. Exercícios de preenchimento de lacunas, correspondência de uma palavra com outra, e práticas de gramática variam em função do ‘nível’ do aluno inscrito. Cursos oferecem pacotes virtuais de aulas, sem a interação direta com o professor. Assim fica difícil imaginar como o professor de um curso em massa pode atender centenas de alunos enquanto lhes dá acompanhamento personalizado.

O teor autodidata no aprendizado, porém, não deve ser visto como algo difícil e incerto. Pelo contrário: o aluno que se condiciona a aprender por conta própria adquire independência em seu aprendizado. Portanto terá condições de progredir muito mais rápido e de forma consistente.

Inclusive o método Inglês Dedicado tem um enorme teor autodidata na medida em que incentiva a prática diária de inglês. Quando digo diário, não deixe de incluir o sábado e o domingo. Mas esqueça os livrinhos escolares. Em vez disso, imagine-se ouvindo uma rádio de conversas e curtindo sua série favorita na televisão.

O aluno das aulas particulares do Inglês Dedicado tem um encontro semanal de cinquenta minutos com o professor. Neste período, recebe orientações e correções, mas é ciente de que seu engajamento extra-aula com o inglês é o que vai determinar sua qualidade e seu ritmo de aprendizado.

Prof. Bruno Peron
Inglês e Atualidade
inglesdedicado.com

Publicações Relacionadas

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtosProfessor Bruno PeronMay 8, 2024, Wednesday Veja cinco exemplos de adjetivos curtos ou de apenas uma sílaba para comparar uma coisa/pessoa com outra, os 'comparative adjectives'. Easy fica easier (em vez de more easy); fast fica faster (em...

ler mais
Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazesProfessor Bruno PeronMay 1, 2024, Wednesday Como se diz, em inglês, fazer as pazes ou reatar com alguém? Para encerrar uma discórdia com alguém, tornar-se amigo de outra pessoa novamente, reconciliar as diferenças ou desavenças, especialmente...

ler mais
Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalhoProfessor Bruno PeronApr 24, 2024, Wednesday Não confunda os termos em inglês para amigo ou colega de trabalho, pois existem distinções. Primeiramente, use 'friend' para se referir a um amigo, ou alguém que você gosta e curte estar com a...

ler mais