Uma infinidade de aplicativos para aprender inglês inundam o Google Play e a Apple Store. Alguns são totalmente gratuitos; uns tantos oferecem apenas algumas opções para acesso grátis; e outros são de plataformas pagas. Alguns aplicativos oferecem até planos de assinatura para conversar com professores nativos no idioma inglês.

 

Para fazer uso desses aplicativos, você deve ter um equipamento eletrônico (smartphone,tablet, box para TV) com iOS ou Android, que são respectivamente os sistemas operacionais dos iPhones (Apple) e do Google. Segue uma lista dos aplicativos mais populares e comentados na Internet: Duolingo, Hello English, Lingbe, Memrise, BBC Learning English, Learn English, Supiki, Busuu, Voxy, Tandem, Babbel, Echo Practice.

 

O aplicativo mais popular, pelo menos até este momento, é o Duolingo, que tem jogos através dos quais seus usuários agregam pontuação e avançam a níveis superiores. Para um aprendiz iniciante da língua inglesa, essa oferta múltipla de aplicativos faz um convite a que melhore este idioma. Os meios são bem variados: alguns focam em gramática; outros em audição. Há ilustrações, jogos, animações, vídeos, áudios de palavras e frases. Seus usuários sentem-se parte de uma atividade lúdica.

 

Se o aplicativo for usado com o propósito de somar esforços a um plano mais regular e sistemático para aprender inglês, eu recomendo seu uso. Do contrário, ele seria apenas pretexto para entretenimento ou passatempo ‘para inglês ver’.

 

Dessa forma, há que levar em conta a realização de um plano mais sólido, frequente e progressivo para aprender inglês. Por isso, os professores (presenciais, em carne e osso) e materiais didáticos tradicionais (por exemplo os editados pelas Universidades de Cambridge e Oxford) ainda jogam um papel importante no processo pedagógico.

 

Os aplicativos são quase sempre um recurso de mão única, que subsidia seus usuários em habilidades de leitura e audição. Porém a escrita e a fala exigem uma contrapartida que faça as correções necessárias de vocabulário (sentido das palavras), sintaxe (formação de frases) e pronúncia (lembrando a complexidade das letras silenciosas, que aparecem em mais de metade das palavras inglesas).

 

Desfrute de aplicativos no celular para complementar seu aprendizado. Explore suas funcionalidades e logo busque recursos alternativos para obter progresso no inglês.

Publicações Relacionadas

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiadosBruno Peron11 de maio de 2024 Embora seja ousado imaginar que um computador desenvolva e manifeste níveis de inteligência similares à de um ser humano, o progresso do que se conhece por inteligência artificial é notório e onipresente. A...

ler mais
Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperado

Lidando com o inesperadoBruno Peron7 de abril de 2024 O aprendizado de inglês resulta no manejo habilidoso de um sistema de códigos, instruções e signos. Livros escolares fazem crer, com seu didatismo, que há apenas um (ou poucos) padrões de comunicação. É o caso da...

ler mais
Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagens

Controle emocional e viagensBruno Peron10 de março de 2024 Desenvolva seu controle emocional na hora de viajar. Há situações diversas e inesperadas que o colocam à prova. Relatarei algumas delas. Uma é chegar ao aeroporto em cima da hora para o seu voo. Não esqueça...

ler mais