INGLÊS COMO META
Professor Bruno Peron

Você se encontra diante de três situações possíveis: 1) nunca fez curso de inglês; 2) começou um curso de inglês, mas não deu continuidade; ou 3) está fazendo algum curso de inglês, mas pensa em parar. Entre uma e outra, a vida o pressiona para colocar (e manter) o inglês como meta.

Quando se pensa em metas, é natural considerarmos alguns aspectos essenciais que nos perfilam como seres humanos: a saúde, a educação, a profissão, a família. Acredito que todos nós tenhamos alguma meta, por exemplo ter filhos, emagrecer, construir uma casa ou mudar de emprego.

Vamos partir de algumas situações gerais para chegarmos à importância de colocar o inglês como meta. Afinal, temos muitas demandas para nos enquadrar como seres humanos saudáveis e inteligentes. Não poderíamos somente cuidar da saúde e descuidar do intelecto. Sobreviver neste mundo é um desafio.

Muitos têm dificuldade de colocar o inglês como meta, tendo-se em conta as três situações que indiquei no primeiro parágrafo. As pessoas se veem diante de vários desafios, e têm dificuldade de se organizar e manter constância naquilo que estabelecem como meta.

Na saúde, ouvimos que as pessoas querem iniciar um treino na academia, manter constância na atividade física, diminuir o consumo de açúcares e gorduras, comer alimentos mais saudáveis, fazer um tratamento e uma cirurgia, ingerir mais água e menos refrigerantes, e assim por diante.

Pensando no aspecto profissional, somos condicionados antes mesmo de terminar o ensino médio para fazer o vestibular e disputar vagas em universidades. A competitividade no ambiente escolar já faz os adolescentes estabelecerem suas metas para ingressar nos melhores cursos.

Nisso entra o mercado de trabalho, que paga cada vez menos para pessoas com pouca ou nenhuma qualificação enquanto limita suas vagas bem remuneradas aos candidatos super-qualificados. É com metas que se faz o bom profissional, ainda que nalguns momentos não seja bem-aventurado.

O campo educacional, porém, é cada vez mais relevante diante de um mercado que exige profissionais capacitados e que pagará salários altos para aqueles que investiram em sua carreira e em sua formação. Hoje em dia os brasileiros têm-se despertado para a necessidade de estudar.

Assim, é possível imaginar a meta que se tem para entregar o trabalho de conclusão de curso (TCC), concluir um curso superior, e em seguida seguir com a pós-graduação. Uma formação sólida permitirá ao profissional e ao candidato disputar espaços competitivos no mercado de trabalho.

A proficiência em inglês entra neste leque de metas de maneira decisiva. É fato que grande parte dos profissionais que alcançam posições elevadas em suas empresas, ou que ocupam cargos prestigiosos em qualquer segmento, têm boas noções de inglês. Inglês como meta é investimento em sua formação.

A manutenção do inglês como meta depende de diversidade, inovação e interesse no aprendizado. Nas semanas mais atribuladas, diminua o ritmo de prática, mas não desista. Aprenda a despertar seu interesse na língua inglesa e a defini-la como uma das metas mais importantes para o seu progresso.

Colocar o inglês como meta o fará um ser humano melhor e o deixará mais preparado para os desafios de viver neste mundo.

Prof. Bruno Peron
Inglês e Atualidade
inglesdedicado.com

Publicações Relacionadas

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtosProfessor Bruno PeronMay 8, 2024, Wednesday Veja cinco exemplos de adjetivos curtos ou de apenas uma sílaba para comparar uma coisa/pessoa com outra, os 'comparative adjectives'. Easy fica easier (em vez de more easy); fast fica faster (em...

ler mais
Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazesProfessor Bruno PeronMay 1, 2024, Wednesday Como se diz, em inglês, fazer as pazes ou reatar com alguém? Para encerrar uma discórdia com alguém, tornar-se amigo de outra pessoa novamente, reconciliar as diferenças ou desavenças, especialmente...

ler mais
Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalhoProfessor Bruno PeronApr 24, 2024, Wednesday Não confunda os termos em inglês para amigo ou colega de trabalho, pois existem distinções. Primeiramente, use 'friend' para se referir a um amigo, ou alguém que você gosta e curte estar com a...

ler mais