INGLÊS E AFAZERES
Professor Bruno Peron

Uma pergunta bastante frequente: que horário vou estudar inglês se minha semana é bem atarefada?

Muitos iniciantes no inglês já desistem diante deste desafio de cronograma numa vida atribulada.

Outros iniciam um curso de idiomas e não seguem adiante. Param em poucas semanas ou meses.

É óbvio que aprender inglês requer atenção e dedicação extra. Mas é possível fazê-lo de forma inteligente, sem prejudicar os outros afazeres.

Pessoas que têm um objetivo claro conseguem tempo extra em seus dias atarefados. Quanto mais ocupados são, mais tempo conseguem.

Tenha clareza de propósitos e verá as circunstâncias agirem em seu favor, ainda que com barreiras e exigências adicionais.

Não importa quão atarefado seja o seu dia. Haverá lacunas para que o inglês faça parte de sua rotina.

Você pretende fazer um intercâmbio daqui a dois anos e está louco para conhecer a Irlanda, a Austrália ou o Canadá. Deixe seu inglês bem preparado para tal cenário.

Noutra situação: daqui a três anos, você se vê com bagagem de inglês muito maior e ocupando um cargo de responsabilidade e salário mais elevados em sua empresa.

Caminho fácil não é. Por isso há escalas de competência. Há os que chegam lá e há os que não chegam. Há os que perseveram e há os que desistem. Porém, nesta mesma semana você já reorganizará seus horários diários para incluir o aprendizado de inglês como parte de sua rotina.

Independentemente de quanto tempo você dedique ao inglês, maximize o uso do seu tempo, diversifique as fontes de estudo, e concentre-se no que você faz.

Comece com quinze minutos diários para praticar inglês. Quando você menos imagina, estará tomando vinte minutos para ler um ‘handbook’ (manual de instruções), trinta para ver um ‘tutorial’ (vídeo que ensina como fazer), e quarenta para assistir a um ‘documentary’ (documentário de seu interesse). Tudo em inglês.

É necessário, para aprender inglês, conciliar disciplina com inteligência. Você terá horários determinados para praticar, mas, com o tempo, estará fazendo atividades cotidianas em inglês.

Assim, aquela preocupação com falta de tempo deixa de existir. Você realizará gestão mais eficiente do seu tempo com a inclusão do inglês.

Pelo menos é assim que funciona através do método Inglês Dedicado. Com ele, você aprende inglês ao desfrutar de entrevistas, historinhas e karaokê.

Aquele tempo que você achou que gastaria com exercícios entediantes de gramática será usado para atividades de seu interesse, em inglês.

Enquanto você pratica inglês, motive-se e recorde o objetivo que você traçou. Pense em como o inglês mudará sua vida. Persevere e siga em frente.

Prof. Bruno Peron
Inglês e Atualidade
inglesdedicado.com

Publicações Relacionadas

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtosProfessor Bruno PeronMay 8, 2024, Wednesday Veja cinco exemplos de adjetivos curtos ou de apenas uma sílaba para comparar uma coisa/pessoa com outra, os 'comparative adjectives'. Easy fica easier (em vez de more easy); fast fica faster (em...

ler mais
Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazesProfessor Bruno PeronMay 1, 2024, Wednesday Como se diz, em inglês, fazer as pazes ou reatar com alguém? Para encerrar uma discórdia com alguém, tornar-se amigo de outra pessoa novamente, reconciliar as diferenças ou desavenças, especialmente...

ler mais
Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalhoProfessor Bruno PeronApr 24, 2024, Wednesday Não confunda os termos em inglês para amigo ou colega de trabalho, pois existem distinções. Primeiramente, use 'friend' para se referir a um amigo, ou alguém que você gosta e curte estar com a...

ler mais