English and NETWORKING opportunities
Inglês e oportunidades de relacionamento
Inglês Dedicado | Bruno Peron
February 1, 2022, Tuesday

As dezenas de vantagens em aprender inglês são convidativas. Em várias ocasiões, falei sobre elas. Não tem como evitar. Nesta publicação, retratarei um pouco o impulso que a língua inglesa oferece a que se abracem oportunidades de contato e relacionamento (‘networking opportunities’).

Ao aprender a se comunicar em inglês, você abre o leque de contatos e relacionamentos com pessoas que não têm a mesma língua nativa que você. É possível ampliar a sua rede de pessoas com quem pode tratar de assuntos profissionais, negócios e curiosidades culturais.

Imagine que você tem vontade de um dia conhecer a Irlanda e, bem antes da viagem, faça contato com pessoas de lá para pedir informação turística. Ou que você pretende fazer uma pós-graduação no Canadá e, antes de se matricular, converse com pessoas que já fizeram o curso.

Você faz amizade com pessoas que não são do Brasil. Passa naturalmente a conhecer um pouco de sua cultura. Não perderá o ensejo até mesmo de contar um pouquinho sobre o nosso país a essas pessoas que não falam português. O interesse no Brasil é crescente.

Não estamos pensando somente em países que tenham inglês como idioma nativo (Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Austrália, etc.). Também alvejamos pessoas que não falem inglês nativo, mas usem esta língua como meio para se comunicar com povos de outros lugares do mundo. Tenho visto contato maior de brasileiros com pessoas do Oriente Médio, sudeste asiático e continente africano.

A pessoa que hoje em dia não tiver um bom relacionamento com outros de sua área profissional ou não faz questão de aparecer (o mínimo possível) em redes sociais torna-se invisível no mundo das amizades e corporações. E invisibilidade faz perder oportunidades.

Observe, para dar um exemplo mais sólido, a importância que o LinkedIn conquistou no mundo do trabalho. Há empresas que só fazem suas contratações laborais por lá. Seu perfil profissional no Linkedin com conteúdo em inglês tem visibilidade muito maior. Pense no alcance do LinkedIn: mesmo que você faça apenas uma publicação com palavras-chave em inglês, ou uso de hashtags para integrar as buscas relacionadas àquele assunto. You will be networking.

A internet e as redes sociais permitem a aproximação de pessoas bastante diversas em torno de buscas e interesses comuns. Engenheiros encontram ferramentas eficientes de trabalho noutros ambientes corporativos; professores compartilham abordagens de ensino; e publicitários observam o estado de arte em seu segmento.

A função do ‘networking’ em inglês é muito mais abrangente. Assim você divulga os conhecimentos que tem e obtém saberes que você não tinha. Esta permuta é muito encorajadora no ambiente de carreiras, empregos, aperfeiçoamentos e qualificações. Enlarge your opportunities through networking in English.

Prof. Bruno Peron
Inglês e Atualidade
inglesdedicado.com

Publicações Relacionadas

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtosProfessor Bruno PeronMay 8, 2024, Wednesday Veja cinco exemplos de adjetivos curtos ou de apenas uma sílaba para comparar uma coisa/pessoa com outra, os 'comparative adjectives'. Easy fica easier (em vez de more easy); fast fica faster (em...

ler mais
Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazesProfessor Bruno PeronMay 1, 2024, Wednesday Como se diz, em inglês, fazer as pazes ou reatar com alguém? Para encerrar uma discórdia com alguém, tornar-se amigo de outra pessoa novamente, reconciliar as diferenças ou desavenças, especialmente...

ler mais
Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalhoProfessor Bruno PeronApr 24, 2024, Wednesday Não confunda os termos em inglês para amigo ou colega de trabalho, pois existem distinções. Primeiramente, use 'friend' para se referir a um amigo, ou alguém que você gosta e curte estar com a...

ler mais