Reagindo às correções do professor
Inglês Dedicado | Bruno Peron
May 10, 2022, Tuesday

Hoje eu trato um pouquinho sobre a dificuldade que alunos têm de se corrigir. Perdem oportunidades de correção sem saber que as estão perdendo. É quase sempre algo espontâneo, feito sem pensar. Mas é possível melhorar.

Após eu fazer correções durante as aulas, que podem ser em vários aspectos como frases e pronúncia, é habitual ouvir respostas do tipo ‘OK’ ou ‘yes’. Alunos reagem sucintamente às correções e nem sempre se corrigem.

Não basta ouvir ou ler a forma correta quando você estiver habituado a fazer errado. Por isso quero incentivar aprendizes de inglês a que observem atentamente as correções, e usem-nas para impulsionar a qualidade do seu inglês.

O cenário mais proveitoso para quando se recebe uma correção é repetir em seguida (na fala ou na escrita) a forma correta que o professor sugeriu. Tome as correções como referência daquilo que você precisa persistentemente praticar.

Veja no exemplo: O aluno diz ‘Has an ape in my computer’ (forma errada). Em seguida, o professor corrige: ‘There is an app in my computer’. É feita a substituição de ‘has’ por ‘there is’ (que dá o sentido de haver ou existir), e de ‘ape’ por ‘app’.

Tendo o aluno observado a correção, ele só terá certeza de sua própria retificação quando tiver a chance de repetir a frase correta algumas vezes, escrevê-la em seu caderno, fazer associações e revisá-la.

Existe um trabalho de assimilação mental das correções que não se faz facilmente ao apenas ouvir o professor. É preciso que o aluno incorpore em sua prática cotidiana as correções sugeridas pelo professor.

Reaja às correções do professor de forma construtiva.

Conheça o MÉTODO Inglês Dedicado.
Inglês Dedicado – inglesdedicado.com

Publicações Relacionadas

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiados

Entre fanáticos e desconfiadosBruno Peron11 de maio de 2024 Embora seja ousado imaginar que um computador desenvolva e manifeste níveis de inteligência similares à de um ser humano, o progresso do que se conhece por inteligência artificial é notório e onipresente. A...

ler mais
Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtosProfessor Bruno PeronMay 8, 2024, Wednesday Veja cinco exemplos de adjetivos curtos ou de apenas uma sílaba para comparar uma coisa/pessoa com outra, os 'comparative adjectives'. Easy fica easier (em vez de more easy); fast fica faster (em...

ler mais
Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazesProfessor Bruno PeronMay 1, 2024, Wednesday Como se diz, em inglês, fazer as pazes ou reatar com alguém? Para encerrar uma discórdia com alguém, tornar-se amigo de outra pessoa novamente, reconciliar as diferenças ou desavenças, especialmente...

ler mais