Typing, viewing and watching
Professor Bruno Peron

As quatro habilidades essenciais no inglês são normalmente entendidas como audição, fala, leitura e escrita. É raro algum curso de inglês que não aborde algum desses aspectos da alfabetização em outro idioma, já que eles se encontram tão intrinsecamente relacionados.

Existem, porém, alguns cursos que trabalham as habilidades orais (audição e fala) nos primeiros meses, e deixam a prática letrada (leitura e escrita) para mais tarde. E outros que concentram a atenção em exercícios gramaticais na leitura e na escrita em cima de materiais didáticos.

Eu particularmente defendo que um curso de inglês completo deve contemplar todas as habilidades de maneira integrada e articulada. Toda semana, portanto, deve haver prática de habilidades orais (audição, fala e conversação) e letradas (leitura e escrita).

Desta forma, não se deixaria nem um nem outro de fora. Seria estranho imaginar um turista que fale com o recepcionista do hotel, mas não consiga ler o guia turístico impresso. Ou o viajante que esclareça o propósito de sua viagem na entrada a um país, mas não consiga preencher o cartão de migração.

Dentro deste cenário, observo algumas atualizações curiosas. É a mudança do recurso com que se realiza a mesma ação. O aprendiz de inglês passa a digitar (‘type’) além de escrever (‘write’). Além do teclado tradicional, o uso do lápis e da caneta cede lugar à ‘touch screen’ e o deslize dos dedos nas telas.

Esta pode ser considerada uma grande mudança na maneira de comunicar as ideias através da cultura letrada, da escrita. Já que, em parte e para quem tem facilidade, agiliza a quantidade de informação que se escreve (ou melhor, digita) através do teclado ou da ‘touch screen’.

As pessoas também assistem (‘watch’) cada vez mais a conteúdo no televisor, no computador e no aparelho celular. Vemos desde a visualização de seriados (Netflix, Prime Video, Disney Plus, Globoplay) até a obsessão com o deslize dos dedos pelos vídeos no YouTube.

E todas essas práticas do mundo atual permitem aprender inglês de maneira mais diversa e interativa. É uma mudança pouco nítida para aqueles que nasceram recentemente, para os quais as mudanças são meramente do iPhone 6 para o iPhone 12. Mas enorme para as gerações anteriores.

Pense nos aspectos pedagógicos de aprender inglês nos tempos atuais. Considere os recursos que temos para digitar, visualizar e assistir a conteúdo em inglês. Use esses materiais e plataformas inovadoras de maneira inteligente, integrando todas as habilidades do inglês.

Prof. Bruno Peron
Inglês e Atualidade
inglesdedicado.com

Publicações Relacionadas

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtos

Comparar com adjetivos curtosProfessor Bruno PeronMay 8, 2024, Wednesday Veja cinco exemplos de adjetivos curtos ou de apenas uma sílaba para comparar uma coisa/pessoa com outra, os 'comparative adjectives'. Easy fica easier (em vez de more easy); fast fica faster (em...

ler mais
Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazes

Como se diz fazer as pazesProfessor Bruno PeronMay 1, 2024, Wednesday Como se diz, em inglês, fazer as pazes ou reatar com alguém? Para encerrar uma discórdia com alguém, tornar-se amigo de outra pessoa novamente, reconciliar as diferenças ou desavenças, especialmente...

ler mais
Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalho

Amigo ou colega de trabalhoProfessor Bruno PeronApr 24, 2024, Wednesday Não confunda os termos em inglês para amigo ou colega de trabalho, pois existem distinções. Primeiramente, use 'friend' para se referir a um amigo, ou alguém que você gosta e curte estar com a...

ler mais